Leishmaniose visceral: gerenciamento ambiental pode ajudar no combate à doença

flebotomineo

O gerenciamento ambiental e a pulverização química, duas importantes técnicas de combate às leishmanioses, foram foco de um estudo da Fiocruz Minas. Os pesquisadores avaliaram o impacto dessas práticas sobre o Lutzomyia longipalpis, principal transmissor do agente etiológico da leishmaniose visceral, e constaram que ações voltadas para o meio ambiente…

Leia mais

Judicialização da saúde em debate

judicializacao_chamada

A Judicialização da Saúde em Minas Gerais será tema de um seminário promovido pela Fiocruz Minas, no dia 4 de setembro.  O evento contará com a participação da promotora de Justiça de Defesa da Saúde da Comarca de Belo Horizonte, Josely Ramos, que falará sobre como o Judiciário avalia e…

Leia mais

Fiocruz Minas estará no Congresso de Medicina Tropical

MedTrop

Pesquisadores, estudantes, gestores e profissionais da área de saúde e segmentos correlatos participam, no período de 27 a 30 de agosto, do 53º Congresso de Medicina Tropical (MedTrop). O evento, que será realizado em Cuiabá (MT), terá como tema central Ambiente e doenças tropicais: desafios para campos e cidades. Assim…

Leia mais

Pernambuco vulnerável à mudança do clima

temperatura_materia2

Pernambuco poderá apresentar dias mais secos e mais quentes a partir de 2041. Segundo as análises feitas, a temperatura no Sertão Pernambucano poderá aumentar até 3,7°C, como é o caso dos municípios de Trindade e Araripina. Essas informações foram obtidas a partir do software Sistema de Vulnerabilidade Climática (SisVuClima), ferramenta que calcula…

Leia mais