26ª Raic da Fiocruz Minas se encerra com balanço positivo

RAIC 2018_0080menor

Um encontro que permitiu imersão total no universo da ciência, tecnologia e inovação. Assim pode ser definida a 26ª edição da Reunião Anual de Iniciação Científica (Raic), encerrada na Fiocruz Minas na última quinta-feira (7/6), com a premiação dos destaques. O evento reuniu estudantes, pesquisadores, e outros profissionais da instituição, que, durante três dias de atividades (28 a 30 de maio), vivenciaram uma troca real de conhecimento.

“A Raic é, sem dúvida, um evento muito significativo não apenas pela riqueza das discussões científicas, mas por mobilizar estudantes, pesquisadores, diretoria e uma grande equipe de suporte, promovendo, dessa forma, grande integração na unidade”, destaca a pesquisadora Vanessa Peruhype, que integra a equipe de Coordenação do Programa de Iniciação Científica do IRR.

Como abertura do evento, o IRR contou com a presença da pesquisadora Márcia Barbosa, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que ministrou a palestra ‘Diversidade: uma verdade inconveniente’. Durante sua apresentação, Márcia enfatizou a importância das mulheres na pesquisa e no meio acadêmico, apontou as dificuldades enfrentadas por elas e ressaltou que a diversidade promove conhecimento.

Ao longo dos três dias, foram 94 trabalhos apresentados, entre sessões orais e pôsteres. Os alunos puderam mostrar os projetos que estão desenvolvendo e ainda receber dicas e sugestões das bancas de avaliadores, formadas por pesquisadores do IRR e também de instituições externas.

“O que mais me impressionou foi o desempenho de alguns alunos em suas apresentações e principalmente a postura frente à banca, demonstrando confiança e conhecimento do assunto. A organização da Raic superou brilhantemente a ansiedade que pairava sob a realização do evento e assertivamente manteve a programação. Estão todos de parabéns”, ressalta a pesquisa Roberta Caldeira, que fez parte de uma das bancas.

Entre os 19 trabalhos premiados, está a apresentação oral de Larissa Marina Nogueira, do Laboratório de Imunopatologia, sob orientação do pesquisador Ricardo Gazzinelli. Intitulado “Ativação da caspase-11 durante a malária murina”, o estudo investiga a resposta do organismo contra a malária. Segundo a estudante, a premiação foi uma surpresa para ela.

“Estou em fase de finalização do TCC e pensei que não fosse me sair muito bem na Raic. Fiquei feliz com a premiação e também por ter participado do evento, que foi bastante organizado”, afirma Larissa.

Um dos diferenciais desta edição da Raic foi o “Pizza com Ciência”, iniciativa idealizada pela diretora do IRR, Zélia Profeta, que possibilitou aos participantes passar mais tempo no evento, discutindo ciência e trocando experiências, em um ambiente de muita descontração.

Na avaliação da comissão organizadora, o balanço do evento é bastante positivo. Mesmo acontecendo em um período de muitas incertezas, devido à greve dos caminhoneiros, a Raic atraiu um grande público.

“O momento era complicado, mas graças ao esforço, dedicação e compreensão de todos os envolvidos, o evento pôde ser realizado”, destaca a pesquisadora Rita de Cássia Moreira de Souza, membro da equipe de Coordenação do Programa de Iniciação Científica do IRR.

A equipe de Coordenação do Programa de Iniciação Científica agradece à diretoria do IRR e à Asfoc, que foram fundamentais para a realização do evento. Em especial agradece à participação de Elisa Leite e do Comitê Estudantil, que contribuíram de forma significativa, com muita criatividade, competência, agilidade e responsabilidade para o sucesso da Raic.

Deve-se ressaltar também o apoio da Editora Fiocruz, bem como das empresas Kasvi e Merck Millipore, que ofereceram brindes aos participantes.

 

Veja quem são os premiados:

Sessão oral

Aluna: Bruna Luiza Fonte Boa Rocha/ Orientadora: Silvane Maria Fonseca Murta

Caracterização funcional da enzima manosiltransferase (GPI14) em Leishmania braziliensis e Leishmania infantum

 

Aluna: Clara Ênia Soares de Paiva/ Orientadora: Marina de Moraes Mourão

Silenciamento por RNA de interferência de proteínas quinase do parasito Schistosoma mansoni

 

Aluna: Larissa Marina Nogueira Pereira/ Orientador: Ricardo Tostes Gazzinelli

Ativação da caspase-11 durante a malária murina

 

Aluna: Thais Abdala Torres/ Orientadora: Lis Ribeiro do Valle Antonelli

Impacto da coinfecção com Citrobacter rodentium na morbidade e mortalidade durante a malária experimental causada pelo Plasmodium chabaudi

 

Aluna: Silvana Faria de Mendonça/ Orientador: Fabiano Duarte Carvalho

Avaliação da competência vetorial de Aedes aegypty, Aedes albopictus e Culex quinquefasciatus para Zika em Belo Horizonte – MG

 

Aluna: Ruth Barros de Paula/ Orientadora: Flora Satiko Kano

Avaliação da resposta de células B de memória na malária causada por Plasmodium vivax

 

Aluna: Ianca Evelin Silva de Paula/ Orientador: Márcio Sobreira Silva Araújo

Construção de Vírus Influenza recombinantes carreando os genes da IL-7 ou IL-15 murinos e avaliação da produção destas

 

Aluno: Felipe Miguel Nery Lunkes/ Orientadora: Marina de Moraes Mourão

Validação de três aspartil proteases catepsina D-like como potenciais alvos terapêuticos contra Schistosoma mansoni por RNA de interferência

 

Aluno: Vinícius Fernandes Aparecido de Sousa/ Orientadora: Alessandra Aparecida Guarneri

Avaliação do comportamento de busca e de alimentação de Rhodnius prolixus em hospedeiros infectados por Trypanosoma cruzi e Trypanosoma rangeli

 

Aluna: Luiza Faleiro Petrucelli/ Orientadora: Dra. Fabíola Bof de Andrade

Desigualdades socioeconômicas no impacto da saúde bucal na qualidade de vida entre adultos e idosos mineiros e brasileiros

 

Aluna: Stephanie dos Santos Cabral/ Orientadora: Celina Maria Modena

Percepção da população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais sobre acesso aos serviços de saúde

 

Aluno: João Henrique de Paula Mafra Sanches/ Orientador: Dr. Cristiano Lara Massara

As helmintoses intestinais em livros didáticos de Ciências/Biologia aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD)

 

Sessão Pôster

Aluna: Larissa Lene Dias Gonçalves/ Orientador: Edelberto Santos Dias

“Avaliação de estratégias integradas de controle e prevenção da leishmaniose visceral no município de Montes Claros”- Aspectos entomológicos

 

Aluna: Thamiris Caldeira Alves/ Orientadora: Antoniana Ursine Krettli

Atividade esquizonticida sanguínea e bloqueadora da transmissão da malária de novas e moléculas de síntese

 

Aluna: Anna Letícia Teotônio Dias/ Orientador: Rubens Lima do Monte Neto

Obtenção de uma cepa atenuada vacinal de Leishmania braziliensis utilizando CRISPR/Cas9

 

Aluna: Mariana Aganetti Silva/ Orientadora: Marina de Moraes Mourão

Estudo da influência da proteina 1.4 com ligação tioester de Biomphalaria glabrata (Say, 1818) e Biomphalaria tenagophila (Orbigny, 1935) nos mecanismos de resistência/suscetibilidade à infecção pelo Schistosoma mansoni

 

Aluna: Lorena Moreira Calçado Campos/ Orientadora: Tatiana Chama Borges Luz

Gastos com medicamentos entre usuários da Atenção Básica em município do centro-oeste mineiro

 

Aluna: Thamires Amaral Barbosa/ Orientadora: Denise da Silva Lemos Giunchetti

Análise do potencial de diferentes biomateriais em induzir histogênese óssea empregando-se células-tronco periféricas humanas com aplicação em engenharia de bioprocessos

 

Aluna: Katharina Cardoso Diefenbach/ Orientadora: Silvane Maria Fonseca Murta

Caracterização fenotópica de Trypanosoma cruzi para a enzima Prostaglandina F2alfa sintase