Doença de Chagas: pesquisadores fazem sequenciamento do genoma de inseto transmissor

barbeiro

A revista ‘Proceedings of the National Academy of Sciences(PNAS), uma das mais relevantes da área científica, acaba de publicar um artigo que apresenta o sequenciamento do genoma do inseto Rhodnius prolixus, vetor da doença de Chagas. O estudo que deu origem ao artigo foi desenvolvido por laboratórios de dez países, dentre eles o de Comportamento de Vetores e Interação com Patógenos, da Fiocruz Minas, liderado pelo pesquisador Marcelo Gustavo Lorenzo.

O Rhodnius prolixus é o segundo maior transmissor da doença de Chagas e um dos principais modelos de estudo em fisiologia dos insetos. De acordo com Marcelo Lorenzo, esses fatores fizeram com que o vetor fosse o escolhido para o sequenciamento. “É um inseto que tem uma biologia conhecida, porque vem sendo estudado há 80 anos. Isso nos permite conectar os genes, cruzar dados já existentes e obter mais informações”, destaca.

Ao todo, foram identificados 15.456 genes. À equipe da Fiocruz Minas coube mapear os genes relacionados ao comportamento, um trabalho que foi feito em parceria com o pesquisador Hugh Robertson, da Universidade de Illinois at Urbana-Champaing, que estuda os receptores olfativos de insetos, responsáveis pelo reconhecimento de odores. O grupo também ampliou os estudos para os receptores de calor, gosto, estímulos mecânicos, entre outros de interface de interação do inseto com o mundo. Tais genes, de alguma maneira, controlam o comportamento e, juntamente com outros, modulam a formação de memória, o aprendizado e são muito importantes para entender as bases moleculares do comportamento dos insetos. Segundo Lorenzo, o conhecimento dessas f unções poderá contribuir de maneira significativa para, por exemplo, criar ferramentas de bloqueio de tais funções e ainda novos alvos para o o controle dos vetores.

“Todo o sequenciamento tem o mérito de abrir novas possibilidade de estudo. Ao conhecer o sistema funcional, avançamos em vários aspectos. Torna-se possível, por exemplo, pesquisar maneiras de evitar as atuais falhas no controle do inseto”, diz.

Doença de Chagas- De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença de Chagas afeta, aproximadamente, sete milhões de pessoas em todo o mundo, estando a maioria absoluta dos casos na América Latina. Trata-se de uma doença causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi , que é transmitido pelas fezes dos triatomíneos, também conhecido como barbeiros.

A doença de Chagas não é transmitida ao ser humano diretamente pela picada do inseto. A transmissão ocorre quando a pessoa coça o local da picada, e as fezes eliminadas pelo barbeiro durante sua alimentação penetram na ferida gerada. A transmissão pode também ocorrer por transfusão de sangue contaminado, durante a gravidez, da mãe para filho e, acidentalmente, por ingestão de alimentos não processados e contaminados por insetos trituradores ou seus dejetos.