Fiocruz cria software para avaliar vulnerabilidade à mudança do clima no Espírito Santo

4497687409_2bf0cc59a9_b

Sistema de Vulnerabilidade Climática (SisVuClima) gera índices e mapas temáticos dos municípios

Estado será o primeiro a receber treinamento sobre a ferramenta nos dias 27 e 28 de abril

Com o uso do sistema, gestores poderão identificar municípios capixabas mais vulneráveis à mudança climática

Os municípios de Ponto Belo, Ibatiba e Vila Pavão seriam os mais vulneráveis às mudanças do clima no Espírito Santo, segundo estudo divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Este diagnóstico foi feito a partir do desenvolvimento do software Sistema de Vulnerabilidade Climática (SisVuClima), ferramenta que calcula a vulnerabilidade humana às alterações climáticas. Nos dias 27 e 28 de abril, de 8 às 18h, no Hotel Golden Tulip Porto Vitória, ocorrerá o primeiro treinamento sobre o sistema.

Por meio do SisVuClima, gestores e técnicos do estado poderão avaliar e comparar as vulnerabilidades e os fatores de risco dos municípios capixabas e, posteriormente, planejar ações para reduzir os impactos das mudanças climáticas nas cidades e aumentar a capacidade de adaptação da população a este novo cenário. O software é um dos produtos desenvolvidos no âmbito do projeto Vulnerabilidade à Mudança do Clima, executado pela Fiocruz em parceria com o Ministério do Meio Ambiente.

O sistema é composto por três módulos, dentre eles, o cadastro de informações necessárias para o cálculo dos indicadores, a geração dos índices e subíndices e a visualização de resultados por meio de mapas temáticos e gráficos. Para a realização dos estudos são considerados dados sobre a população, preservação ambiental, ocorrência de fenômenos extremos (tempestades) e doenças relacionadas ao clima, como dengue e leishmaniose. A partir da inserção dessas informações no software, é possível calcular o Índice Municipal de Vulnerabilidade aos Impactos de Mudança Climática, entre outros indicadores.

“Com esses dados, o gestor terá um instrumento para nortear suas ações e um critério quantitativo para dar prioridade às estratégias de atuação”, ressalta o coordenador do projeto e pesquisador da Fiocruz Minas, Ulisses Confalonieri.

A proposta da capacitação sobre o software é fazer com que os participantes tenham conhecimento teórico e prático para utilizar a ferramenta. O Espírito Santo será o primeiro estado a testar o sistema, que também será criado para Pernambuco, Amazonas, Paraná, Mato Grosso do Sul e Maranhão, considerando as características de cada região. Estarão presentes representantes da Secretarias Estaduais de Saúde e Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Agência Estadual de Recursos Hídricos (AGERH), Instituto Jones dos Santos, Defesa Civil e Universidade Federal do Espírito Santo.

Mudança climática à vista

O estudo divulgado pela Fiocruz em Vitória, em novembro de 2015, apontou uma possível diminuição em mais de 20% no volume de chuvas dos municípios do estado e um aumento no número de dias secos consecutivos em todas as cidades capixabas.

As projeções feitas também indicaram que os municípios mais expostos à mudança do clima, considerando um aumento do desmatamento e da emissão de gases de efeito estufa foram Vitória, Cariacica, Vila Velha e Itapemirim.

Em relação à sensibilidade, componente que analisa as áreas mais propensas a sofrerem danos em casos de alterações climáticas, as microrregiões nordeste e Noroeste podem ser consideradas as mais sensíveis do estado, com destaque para Ponto Belo, São Gabriel da Palha e Baixo Guandú.

A pesquisa destacou que Vitória, Aracruz e Cachoeiro de Itapemirim foram considerados os municípios com a maior capacidade institucional para se adaptar à nova realidade do clima, devido à existência de equipamentos de saúde, como hospitais e a presença da Defesa civil. Divino De São Lourenço, Pedro Canário e Irupi seriam as cidades menos adaptadas.

O quê: Treinamento do software Sistema de Vulnerabilidade Climática (SisVuClima)

Quando: dias 27 e 28 de abril

Horário: 8 às 18h

Onde: Hotel Golden Tulip Porto Vitória (Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, 635, Enseada do Suá – Vitória)

Mais informações: (31) 3349-7741 / (31) 99353-6974 -Reginaldo Alves –

Jornalista do projeto Vulnerabilidade à Mudança do Clima

Foto: Luiz Alberto Maron Vieira (Flickr)