II Seminário Mulheres Fazendo Ciência – Assista as gravações

mosaico4

Uma história de lutas, conquistas e desafios. Em homenagem ao pioneirismo das contribuições das mulheres em distintas áreas científicas e na construção institucional o Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça da Fundação organizou o II Seminário Mulheres Fazendo Ciência, no dia 26 de março.

mesaA mesa de abertura contou com a presença de Paulo Gadelha, presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); Elizabeth Fleury, coordenadora do Comitê  Pró-Equidade de Gênero e Raça e Justa Helena Franco, presidente da Asfoc-SN.

O objetivo do seminário, nos dizeres de Elizabeth Fleury  foi  “pensar quem são as pessoas que estão hoje construindo a pesquisa no campo de gênero na Fundação Oswaldo Cruz e dar visibilidade a sua produção científica”. Justa, presidente do sindicato, destacou a importância do papel da mulher na ciência que cresce mais lentamente do que nos demais campos de trabalho. Segundo ela, enquanto “no mercado de trabalho de trabalho houve um crescimento de 1,5% de participação da mulher, no campo da ciência 0,3%”.

O presidente Paulo Gadelha, lembrou do sentido especial e muito mais amplo do fazer ciência na Fiocruz que envolve a interseção ciência-sociedade, como assinala a missão institucional. Gadelha lembrou da criação do Comitê, em 2009, e destacou a importância de se refletir como o conjunto da instituição tem avançado no sentido de que as pessoas tenham condições de expressar seu potencial de forma plena, independente do gênero. Destacou, ainda, a importância de se analisar os indicadores.

As homenageadas com o Prêmio Fiocruz – Mulheres de Ciência e Humanidades pela sua atuação científica em distintas áreas do conhecimento e seu papel na construção institucional foram dadas a presidente da Comissão da Verdade da Reforma Sanitária (CVRS) Abrasco-Cebes, Anamaria Testa Tambellini e Sonia Gomes Andrade, do Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz (CPqGM/Fiocruz Bahia):



premio4premio3

premio5

Veja na íntegra o seminário através dos links:

II Seminário Mulheres Fazendo Ciência – 26/03/15 (manhã)

http://webconf2.rnp.br/p33ay481mtc/

Mesa de Abertura

Paulo Gadelha, presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

Elizabeth Fleury, coordenadora do Comitê  Pró-Equidade de Gênero e Raça

Justa Helena Franco, presidente da Asfoc-SN

Trajetória de Luta das Mulheres Brasileiras por seus Direitos, seguida de debate. Conferência inaugural com a Dra. Nilcea Freire (Fundação Ford);

 “Vida e Obra da Pesquisadora Cibele Verani”; Conferência da Dra. Diana Marinho (ENSP);

Entrega do Prêmio Cibele Verani de Ciências e Humanidades a duas pesquisadoras da Fiocruz.

II Seminário Mulheres Fazendo Ciência – 26/03/15 (tarde)

http://webconf2.rnp.br/p36hsnrckh9/

 “Questão Étnico-Racial no Processo de Formação Profissional”, por Dra. Roseli Rocha (IFF). “Trajetórias profissionais de executivas aos postos de alto escalão: fatores-chave, barreiras, inibidores de ascensão e estratégias de enfrentamento”, por Dra. Rosângela Vianna (Biomanguinhos).

Gênero, Ciência & Tecnologia e Saúde: apontamentos sobre a participação feminina na pesquisa na Fundação Oswaldo Cruz”, por Dra. Jeorgina Gentil (ICICT).

 Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e Sexual no Trabalho”, por Andrea da Luz e Comissão de Prevenção e Enfrentamento de Assédio Moral no Trabalho.

II Seminário Mulheres Fazendo Ciência – 27/03/15 (manhã)

http://webconf2.rnp.br/p433svjk3i1/

“A construção de indicadores de enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes”, por Dra.Suely Deslandes (IFF).

“Saúde, Trabalho e Gênero – um balanço das pesquisas sobre o tema”, por Dra. Simone Oliveira e Dra. Lúcia Rotemberg (CESTEH-ENSP e IOC).

Prevenção à violência contra mulheres: um trabalho com homens jovens e adultos nas comunidades do Rio”, por Vanessa Fonseca (Instituto Promundo). 

II Seminário Mulheres Fazendo Ciência – 27/03/15 (tarde 1)

http://webconf2.rnp.br/p4yariqhaje/

 “Interseções possíveis entre Bioética e Gênero”, por Dr. Sérgio Rego (ENSP).

II Seminário Mulheres Fazendo Ciência – 27/03/15 (tarde 2) http://webconf2.rnp.br/p8ke0zqu783/

“Transformações na Cultura do Parto no Brasil”, por Dra. Andreza Nakano (IFF).

Aborto e Estigma – como o estigma opera na área médica”, por Dra. Leila Adesse (IFF).