Diretora da Fiocruz Minas vai compor novo conselho da OMS

fotoZelia

A diretora da Fiocruz Minas, Zélia Profeta, foi convidada para ser membro do Conselho de Economia da Saúde para Todos, criado recentemente pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O convite foi enviado pelo diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, e pela professora Mariana Mazzucato, da University College London, que irá coordenar o Conselho.

A criação do Conselho de Economia da Saúde para Todos foi anunciada em novembro de 2020, durante a 73ª Assembleia Mundial da Saúde. A proposta é colocar o conceito de “saúde para todos” no centro das discussões ao se pensar sobre criação de valor e crescimento econômico. A ideia é incluir o financiamento da saúde não como um custo, mas um investimento a longo prazo para uma “economia saudável”, alicerçada no fundamento de que a saúde e a economia são interdependentes.

No convite enviado à diretora Zélia Profeta, o diretor-geral da OMS destacou que, se há uma lição da COVID-19, é que Saúde para Todos é chave para a resiliência e estabilidade nas economias globais. Segundo Tedros Adhanom, nenhum ator será capaz de resolver o problema, sendo necessárias, assim, novas formas de investimentos públicos e privados em saúde para alcançar cooperação.

O Conselho será composto apenas por mulheres. Serão 11 de diferentes instituições do mundo.