Fiocruz Minas na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

SNCT2018-banner

Na próxima terça-feira (16/10), a Fiocruz Minas participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), o maior evento voltado para a divulgação da ciência no país. A intenção é promover um espaço para troca de ideias e conhecimentos, tornando os temas da área científica mais próximos da população. Para isso, a Fiocruz Minas vai levar à Praça da Assembleia (Hall das Bandeiras), no Bairro Santo Agostinho, uma programação diversificada, que inclui exposições e debates, tendo como tema principal “Ciência para a redução das Desigualdades Sociais”.

Durante todo o dia, haverá mostra científica, em que serão apresentados temas como febre amarela, dengue, zika, Chikungunya, doença de Chagas, malária, leishmaniose e xistose. Também serão abordados assuntos atuais, como sexualidade, políticas públicas e direito humanos em saúde e saneamento, ecologia, impressão 3 D, bioinformática, entre outros.

Outra atividade que promete atrair a atenção do público será o Cientista ao Vivo, em que pesquisadores da Fiocruz conversarão com a população sobre temas de suas especialidades. Será um momento para que as pessoas possam esclarecer dúvidas sobre vacinas, violência nas escolas, arboviroses, genômica e vários outros. Além disso, no intervalo entre os bate-papos, haverá um show de química, com muitas dicas e curiosidades. Já às 12h30, o Coral FioCantos de Minas, formado por profissionais da Fiocruz, fará uma apresentação.

Do lado de dentro da Assembleia, no Espaço Político-Cultural Gustavo Capanema, a programação inclui dois debates sobre questões atuais. O primeiro acontece às 10h, com o tema Ciência, Tecnologia e inovação na redução de desigualdades e no fortalecimento do estado de MG e soberania do país. Às 15h, a discussão tratará sobre Violência contra mulheres, feminismo e políticas públicas.

Veja todos os detalhes na programação abaixo.

Esta é a 15ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que acontece no período de 15 a 20 de outubro e vem sendo coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

ProgramSNCT