Genomic Day 2019: pesquisadores e estudantes debatem genômica

logodefinitiva_genomic_day_capa

Na próxima sexta-feira (4/10), pesquisadores da área de genômica e estudantes de ensino médio se encontram em mais um Genomic Day, evento que tem por objetivo apresentar esse importante segmento da biomedicina, mostrando os avanços ocorridos e as diferentes possibilidades que o ramo oferece. A atividade acontece, simultaneamente, em várias cidades onde há unidades da Fiocruz. Em Belo Horizonte, o Genomic Day será no auditório da Fiocruz Minas e contará com a presença de 50 alunos de duas escolas públicas. Também estão convidadas autoridades da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapemig), do poder legislativo estadual e municipal, além de líderes das principais instituições de pesquisa sediadas na capital.

Usando uma linguagem simples e didática, os pesquisadores abordarão o uso da genômica na pesquisa em diversas áreas relacionadas à saúde. Cerca de 20 trabalhos envolvendo ciências ômicas, realizados por 14 grupos de pesquisa da Fiocruz Minas, serão apresentados. A plateia poderá interagir com os palestrantes, fazendo perguntas e esclarecendo dúvidas. A ideia é promover uma aproximação com o público jovem, mostrando aos participantes que a genômica é algo que faz parte do dia-a-dia e que tem gente, bem perto deles, trabalhando nesse ramo da ciência

O Genomic Day é uma iniciativa do Laboratório de Biologia Computacional e Sistemas, do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz RJ), visando ampliar as ações de divulgação científica junto a escolas do ensino fundamental e médio. O evento é inspirado na iniciativa ‘Teaching the Genome Generation’, desenvolvida pelo Jackson Laboratory, dos Estados Unidos. Em Belo Horizonte, as atividades são coordenadas pelo pesquisador Roney Coimbra, do Grupo de Imunopatologia da Fiocruz Minas e coordenador do grupo Neurogenômica do CNPq.