II Encontro Mineiro de Coleções Biológicas – Coleções Científicas e Biodiversidade: notícias e fotos

encontromineiro

O tema do encontro esse ano é “Coleções Científicas e Biodiversidade”. Este tema assume uma importância especial pela realização da 12ª Conferência das Partes (COP-12) da Convenção da Diversidade Biológica (CDB), em Pyeongchang, República da Coreia, em outubro de 2014. O Protocolo de Nagoya, acordo internacional, sobre Acesso a Recursos Genéticos e Repartição Justa e Equitativa dos Benefícios Decorrentes de sua Utilização, importante instrumento que tem por objetivo final incentivar a conservação e o uso sustentável da biodiversidade através da implementação da CDB, entrou em vigor sem a participação do Brasil.

 

O Brasil, apesar de ser um dos países megadiversos do mundo não ratificou o protocolo e participou da COP-12 como expectador, sem direito a voto. Assim, nosso encontro espera trazer o tema da biodiversidade à mesa de discussão num momento tão importante para o futuro da biodiversidade no Brasil. O II EMCB deste ano ainda discutirá estratégias, abordagens e práticas para o uso de dados das coleções científicas e política de segurança nas coleções científicas. Serão realizados mini-cursos em ilustração científica e curadoria de coleções biológicas. Este evento é patrocinado pelo Centro de Pesquisas René Rachou/Fiocruz Minas.

 

A organização do evento está a cargo de Omar dos Santos Carvalho (Coordenador), Cristiane Lafetá Furtado de Mendonça (Secretária) e Raquel Aparecida Ferreira (Tesoureira). A Comissão Científica está constituída por Rita de Cássia Moreira de Souza, Paloma Helena Fernandes Shimabukuro, Maria Angélica de Oliveira e José Dilermando Andrade Filho. O I Encontro Mineiro de Coleções Biológicas, organizado pelos pesquisadores Omar dos Santos Carvalho, Cristiane Lafetá de Mendonça e Rita de Cássia Moreira de Souza, foi realizado no período de 05 a 07 de dezembro de 2011.

 

Participaram deste primeiro encontro 101 pessoas (pesquisadores, técnicos, curadores e estudantes). A abertura foi proferida pela Dra. Claude Pirmez da Vice Presidência de Pesquisas e Laboratórios de Referência da FIOCRUZ. Foram oito conferências, duas mesas redondas, apresentação de várias coleções biológicas e treinamento. Experiência extremamente importante, pois proporcionou a reunião de pares para discutir os desafios e debater a realidade das coleções no Estado de Minas Gerais, frente às políticas governamentais, permitindo também a troca de experiências visando o crescimento, desenvolvimento, fortalecimento e valorização dos acervos.   Mais informações: http://eta.cpqrr.fiocruz.br/EMCB/interna.php?section=historico

 

DSC_0020   DSC_0050 DSC_0045 DSC_0038