Influenza: FIOCRUZ MG desenvolve pesquisa

Influenza_virus_2008765

O Centro de Pesquisas René Rachou (CPqRR), unidade mineira da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), vinculado ao Ministério da Saúde (Governo Federal), vem desenvolvendo, em pareceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), projetos relativos à biologia molecular do vírus Influenza. Os estudos estão sendo desenvolvidos nos laboratórios de Imunopatologia (LAIM/ CPqRR) e Imunoparasitologia (UFMG), ambos chefiados pelo médico veterinário, professor e pesquisador titular da FIOCRUZ, Ricardo Tostes Gazzinelli.

 

O pesquisador Alexandre Vieira Machado, que atua no LAIM/ CPqRR e é o principal pesquisador do projeto, explica que a pesquisa utiliza uma técnica inovadora denominada Genética Reversa e  visa a produção de vacinas bivalentes capazes de proteger ao mesmo tempo contra a gripe (humana ou suína) e uma outra doença de interesse médico ou veterinário (por exemplo, a toxoplasmose). “O estudo conta com financiamentos do CNPq, dentre os quais, aquele do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Vacinas (INCTV), coordenado por Gazzinelli”, conta Alexandre.

Além disso, uma parceria deverá ser estabelecida com o Instituto Biomanguinhos, unidade técnico-científica da FIOCRUZ (RJ), e o Instituto Evandro Chagas (PA). Este projeto, que será coordenado por Alexandre Machado, tem por objetivo a otimização da técnica de Genética Reversa para o desenvolvimento de vacinas contra a influenza pandêmica.

“Apesar de tudo isso, ainda somos um grupo que se encontra isolado no contexto nacional das políticas de contenção da influenza pandêmica”, diz o pesquisador. O objetivo, segundo ele, é atuar de forma mais ativa junto aos Ministérios competentes, a fim de que seja possível aplicar tais conhecimentos e contribuir de maneira efetiva nos esforços nacionais de prevenção e/ou contenção de uma potencial pandemia de influenza.

Rodrigo Corrêa de Oliveira, pesquisador e chefe do Laboratório de Imunologia Celular e Molecular (LICM) do CPqRR, informa que uma reunião emergencial sobre o assunto foi agendada para a próxima segunda-feira (4) da qual participam ele, o pesquisador Alexandre Vieira Machado e Luis Eugenio Portela, diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia (DECIT)/ Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde.