Livro organizado por cientistas do IRR reúne conhecimento sobre vetores da doença de Chagas

livro_triatomineos

Oferecer conhecimento científico acerca de diferentes aspectos dos triatomíneos, insetos transmissores da doença de Chagas também conhecidos como barbeiros, é a proposta do livro Triatominae: the biology of Chagas disease vectors. A obra dispõe de 20 capítulos que versam sobre história natural e evolução da subfamília, taxonomia, fisiologia, interação com parasitos, controle dos insetos, resistência a inseticidas, entre outros tópicos.

Organizado pela pesquisadora Alessandra Guarneri e pelo pesquisador Marcelo Lorenzo, ambos da Fiocruz Minas, o volume faz parte da coleção Entomology in Focus, publicada pela editora Springer, em parceria com a Sociedade Entomológica do Brasil (SEB), com coordenação do professor Simon Elliot, da Universidade Federal de Viçosa. Ao todo, são 620 páginas, que contam a com contribuição de cerca de 40 autores, provenientes de diferentes países.

“Convidamos as principais referências em cada uma das áreas abordadas para escrever os capítulos. É, sem dúvida, uma publicação que preenche uma lacuna em termos de literatura, pois faz uma consolidação do conhecimento produzido ao longo dos anos, cobrindo praticamente todas as esferas de conhecimento acerca de triatomíneos”, afirma o pesquisador Marcelo Lorenzo.

De acordo com os organizadores, o livro é um dos únicos, em toda a literatura mundial disponível, a trazer, num só volume, as mais variadas abordagens sobre o tema em idioma em inglês, o que garante à publicação uma projeção no cenário internacional. “Temos autores de diferentes países participando, e isso eleva o patamar de internacionalização. Sem dúvida, uma forma de disseminar o conhecimento produzido no Brasil, já que vários autores atuam em instituições brasileiras, colocando-nos definitivamente no cenário mundial”, destaca a pesquisadora Alessandra Guarneri.

Para além de propor uma revisão atualizada do que se tem produzido acerca do tema ‘triatomíneos’, segundo os organizadores, a obra também traz conhecimentos novos, uma vez que, ao escrever seus textos, vários autores adotaram uma perspectiva original. A expectativa é que a publicação se torne uma importante fonte de referência para pesquisadores, estudantes e todos os que se interessam pelo tema.

Triatominae: the biology of Chagas disease vectors pode ser adquirido no site da editora Springer, em formato digital ou para encomenda do exemplar.

Sobre os organizadores:

Alessandra Guarneri é mestre e doutora em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz. É pesquisadora titular e líder do Grupo de Comportamento de Vetores e Interação com Patógenos no Instituto René Rachou (IRR\Fiocruz Minas). Guarneri e sua equipe se dedicam ao estudo do comportamento dos triatomíneos e da interação entre esses insetos e seus parasitas naturais. Seu trabalho inclui estudos sobre o desenvolvimento e virulência do parasita, alterações comportamentais em insetos infectados, bem como as bases moleculares da interação tripanossoma-triatomíneo.

Marcelo Lorenzo é doutor em Ciências Biológicas pela Universidad de Buenos Aires e pós-doc pela Universidad de Buenos Aires, Fiocruz e Swedish Agricultural University. É pesquisador titular e vice-líder do Grupo de Comportamento de Vetores e Interação com Patógenos no Instituto René Rachou (IRR\Fiocruz Minas). Lorenzo e sua equipe investigam o comportamento, feromônios, kairomônios, fisiologia sensorial e genômica funcional de triatomíneos e culicídeos. O grupo também foca no desenvolvimento de iscas e armadilhas para controle de vetores. Seu trabalho tira proveito de técnicas de neurobiologia, química analítica, biologia molecular, genômica e comportamento.