Marcha pela ciência

WhatsApp Image 2019-05-06 at 13.25.03

Nesta terça (7/5), das 9h às 16h, será realizada a MARCHA PELA CIÊNCIA – EM DEFESA DA FAPEMIG, com o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, Pesquisa e Tecnologia na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

PROGRAMAÇÃO: 

9-16h – Mostra de Ciências ALMG

12h – Concentração na Praça Raul Soares

13h – Marcha em direção à Assembleia Legislativa de Minas Gerais

14h – Audiência Pública – Lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, Pesquisa e Tecnologia

ORGANIZAÇÃO: Participam da iniciativa, a Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência (SBPC), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), a Fundação Ezequiel Dias (FUNED), o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), a Associação Nacional dos Pós-Graduandos (ANPG), a União Estadual dos Estudantes (UEE), o Sindicato dos Professores de Universidades Federais de Belo Horizonte e Montes Claros (APUBH), o Sindicato dos Trabalhadores nas Instituições Federais de Ensino (SINDIFES) e o Diretório Central dos Estudantes (DCE-UFMG).

MOSTRA DE CIÊNCIA – Estudantes, parlamentares e a população poderão visitar a Mostra que contará com projetos das instituições participantes, além de roda de conversa, aulas abertas e oficinas.

O Museu Itinerante Ponto UFMG participará com diversas exposições científicas, que incluem um espaço interior adaptado em seis ambientes – Sala do Útero, Sala dos Sentidos, Sala dos Biomas, Sala de Projeção 3D, Sala do Submarino e Sala das Cidades.

A FIOCRUZ levará impressora 3D, material sobre dengue, microscópio, jogos sobre desenvolvimento sustentável e malária, além de maquetes e coleções com materiais diversos.

A FUNED vai expor temas relacionados a animais peçonhentos, doenças negligenciadas, pesquisas sobre alimentos, febre maculosa, biologia celular, além do aplicativo Cobra Coral.

O CEFET-MG vai levar protótipos de robôs e o projeto Enxurrada de Bits, com oficinas de robótica, de programação e de cubo mágico.

Haverá também “rodas de conversa” na tenda do APUBH, montada em frente à ALMG, sobre a importância da ciência em temáticas emergentes como barragens, dengue, agrotóxicos, violência entre ouros.

RELEVÂNCIA DA MOBILIZAÇÃO: A Marcha pela Ciência é uma importante etapa de mobilização pela defesa da ciência no mundo. A sua realização no Estado de Minas Gerais neste momento é especialmente importante. O desenvolvimento da pesquisa no Estado de Minas Gerais está em crise, devido ao não repasse de 1% do orçamento em duodécimos (garantido pela constituição estadual) para FAPEMIG (Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais). Além da não liberação de verbas para as pesquisas, também foram suspensas as concessões de bolsas para estudantes de graduação e ensino básico se inserirem em pesquisas (Bolsas de Iniciação Científica e Iniciação Científica Júnior).

A situação se agrava com o contingenciamento dos recursos para Ciência e Tecnologia no país, que afeta o CNPQ e FINEP, órgão financiadores dos projetos de pesquisa. Também o contingenciamento de 30% dos recursos para as Universidades Federais, anunciado pelo Ministério da Educação, será catastrófico para o desenvolvimento científico e tecnológico do país.