Plataformas

Criada em 2004, hoje encontram-se no IRR dez (10) plataformas PDTIS, coordenadas pelo Comitê Gestor, que possuem equipamentos de alto desempenho, e recursos humanos com excelente capacitação técnica, além de um sistema de gestão diferenciado que busca a melhoria contínua em áreas como qualidade, fornecimento de equipamentos, insumos e comunicação com o usuário.

 

Comitê Gestor das Plataformas

Vice Diretor de Pesquisa Inovação e Referência

Carlos Eduardo Calzavara Silva

 

Vice Diretora de Ensino

Cristiana Ferreira Alves de Brito

 

Coordenadores das Plataformas:

Alisson Samuel Portes Caldeira
Guilherme Corrêa Oliveira
Isabela Penna Cer√°volo
Olindo Assis Martins Filho
Paulo Filemon Paolucci Pimenta
Paulo Marcos Zech Coelho
Rosiane Aparecida da Silva Pereira
Silvane Maria Fonseca Murta

 

Representantes dos Usu√°rios:

Cristina Toscano Fonseca
Soraya Torres Gaze
Jeronimo Conceição Ruiz
José Manuel Latorre Estivalis
Roney Santos Coimbra

 

Representantes dos Usu√°rios:

Cristina Toscano Fonseca

Soraya Torres Gaze

Jeronimo Conceição Ruiz

José Manuel Latorre Estivalis

Roney Santos Coimbra

 

Atribui√ß√Ķes do Comit√™:

Avaliar a política institucional de plataformas e fazer propostas para seu aperfeiçoamento;
Colaborar na elaboração do planejamento estratégico;
Avaliar as necessidades financeiras e de pessoal;
Avaliar a necessidade de atualização de equipamentos, expansão de plataforma(s) e otimização de espaço físico;
Acompanhar mensalmente os indicadores de produção e de qualidade das plataformas;
Propor a√ß√Ķes para melhoria dos servi√ßos prestados;
Avaliar o custo-benefício da(s) plataforma(s);
Acompanhar a cobrança pelos serviços prestados pelas plataformas e o uso do recurso internalizado;
Participar da organização do Encontro Anual das Plataformas do IRR;
Indicar avaliadores ad hoc externos para participar da avaliação anual;
Propor a Rede de Plataformas da Fiocruz o credenciamento e/ou descredenciamento de plataforma(s) do IRR.

 

 


Plataforma: Gen√īmica
Subunidade: Seq√ľenciamento de DNA ‚Äď BH (Sanger) (RPT01E)
Coordenador: Rubens Lima do Monte Neto
Responsável técnico: Responsável técnico: Renata Barros de Ramos Oliveira
Principais atividades:
Visa atender usu√°rios da Fiocruz e externos (do setor p√ļblico e privado) com demandas de tamanho variado para o sequenciamento de DNA por eletroforese capilar (Sanger). Os principais servi√ßos oferecidos pela plataforma est√£o focados na an√°lise de fragmentos pequenos de DNA (clonado em vetor ou produto de PCR) ou an√°lise de SNPs, que podem ser prestados como a rea√ß√£o completa de templates purificados ou serem divididos em: precipita√ß√£o, ressuspens√£o em formamida e leitura da rea√ß√£o. Podem ser recebidos tubos ou placas prontas.
Contato: rubens.monte@fiocruz.br

Link: http://plataformas.cdts.fiocruz.br/subunidade/exibe_sub/5

 

Plataforma: Prote√īmica
Subunidade: Eletroforese 2D – BH (RPT02D)
Coordenador: Rosiane A. da Silva Pereira
Principais atividades:
Est√° equipada para a realiza√ß√£o de eletroforese 2D e an√°lise de imagem e conta tamb√©m com toda a infra-estrutura de suporte como centr√≠fugas, microcentr√≠fugas e esta√ß√Ķes de trabalho, capacitando-a para desenvolver v√°rias atividades na √°rea de prote√īmica, tais como: Determina√ß√£o do proteoma diferencial de c√©lulas em condi√ß√Ķes patol√≥gicas versus fisiol√≥gicas; / Determina√ß√£o de bio-marcadores de doen√ßas espec√≠ficas; / Determina√ß√£o de alvos espec√≠ficos de potenciais drogas para o tratamento de doen√ßas (fundamentalmente infecto-parasit√°rias); / Identifica√ß√£o de ant√≠genos para o desenvolvimento de vacinas.
Contato: rpt02d@cdts.fiocruz.br
Link: http://plataformas.cdts.fiocruz.br/subunidade/exibe_sub/9

 

Plataforma: Bioinform√°tica
Subunidade: Bioinform√°tica – BH (RPT04B)
Coordenador: Gabriel da Rocha Fernandes e Jeronimo Conceição Ruiz
Principais atividades:
A plataforma de bioinformática tem por objetivo disponibilizar para usuários locais ou remotos ferramentas computacionais para trabalhos em bioinformática. A plataforma de bioinformática está equipada para criar contas para usuários para que este utiliza os vários programas já instalados nos servidores (ver normas de utilização). A instalação de programas adicionais poderá ser contemplada. A plataforma também possui vários bancos de dados para análise de sequências (ver normas de utilização). Serviços disponibilizados: programas de bioinformática para análise de sequências de DNA, RNA e proteínas.
Contato: rpt04b@cdts.fiocruz.br
Link: http://plataformas.cdts.fiocruz.br/subunidade/exibe_sub/16

 

Plataforma: Citometria
Subunidade: Citometria de Fluxo RPT08D / RPT08E / RPT08G
Coordenador: Olindo Assis Martins Filho
Principais atividades:
As subunidades possuem 8 equipamentos de Citometria de Fluxo: modelos FACSCan, FACSCalibur, FACSAria II, LSR Fortessa e FACSVerse, Accuri, todos da marca Becton Dickinson e Bioplex 200 e ImageStream, ambos da marca Merck Millipore. Os equipamentos s√£o empregados em uma s√©rie de procedimentos importantes para a realiza√ß√£o de m√©todos de diagn√≥stico e monitora√ß√£o de diferentes patologias inclu√≠das no painel de doen√ßas negligenciadas, bem como doen√ßas cr√īnico-degenerativas, al√©m de serem importantes para ampliar a estrutura dispon√≠vel na realiza√ß√£o de bioensaios em larga escala.
Contato: accampi@minas.fiocruz.br, tiza@minas.fiocruz.br
(31) 3349-7852
(31) 3349-7867
Links:

Tutorial (novo)

Protocolo de Entrada de Material (novo)

Procedimentos de Utilização das Subunidades de Citometria de Fluxo

Pesquisa de Satisfação do Usuário

Formul√°rio Plano de Estudo (novo)

Como preencher o Plano de Estudo
http://plataformas.fiocruz.br/

 

Plataforma: PCR em Tempo Real
Subunidade: PCR em Tempo Real BH (RPT09D)
Coordenador: Isabela Penna Cer√°volo
Principais atividades:
Realização de ensaios quantitativos automatizados, baseados na captação de fluorescência em tempo real, para a estimativa da concentração de ácidos nucléicos de uma determinada amostra.
Esta metodologia pode ser aplicada em: Análises quantitativas (Real Time): expressão gênica, carga viral / Terapia de drogas, transgênicos (OGMs), controle de qualidade / Análises Qualitativas (End Point): genotipagem e detecção de patógenos.
Contato: rpt09d@cdts.fiocruz.br
Link: http://plataformas.cdts.fiocruz.br/subunidade/exibe_sub/31

 

 

Plataforma: Bioprospecção
Subunidade: Bioprospec√ß√£o de produtos naturais ‚Äď MG ‚Äď RPT10A
Coordenador: Alisson Samuel Portes Caldeira
Principais atividades:
Vem de encontro √† necessidade urgente da descoberta de novas drogas para doen√ßas negligenciadas, ao mesmo tempo em que busca viabilizar o acesso r√°pido e confi√°vel aos componentes da biodiversidade brasileira para fins de bioprospec√ß√£o. Trabalhando em sintonia com a Plataforma de Bioensaios para triagem de drogas anti-Trypanosoma cruzi ‚Äď RPT11F e colaboradores respons√°veis pela execu√ß√£o de outros bioensaios, a plataforma poder√° acelerar em muito as chances de se descobrir extratos ricos em subst√Ęncias bioativas √ļteis para o desenvolvimento de novos f√°rmacos, gerando conhecimentos e produtos relevantes para o controle de doen√ßas importantes para a sa√ļde p√ļblica no Brasil. A plataforma visa oficializar, ampliar, gerenciar e tornar acess√≠vel, de acordo com crit√©rios pr√©-estabelecidos, os extratos brutos de organismos da biodiversidade brasileira existentes na Fiocruz. Uma al√≠quota representativa de cada extrato ser√° depositada na Extratoteca Institucional onde ser√° adequadamente armazenada, processada e disponibilizada para bioensaios em placas de 96 po√ßos em um formato padr√£o (colunas 1 e 12 livres para os controles).
Contato: alisson.caldeira@fiocruz.br
Link: https://plataformas.fiocruz.br

 

Plataforma: Bioensaios
Subunidade: Plataforma de Ensaios Pré-Clínicos de Triagem de compostos anti-Trypanosoma cruzi (PlaBio Tc) (RPT11F)
Coordenador: Silvane Maria Fonseca Murta
Principais atividades:
A plataforma RPT-11F está equipada para a realização de ensaios in vitro e in vivo de triagem de compostos com atividade sobre o Trypanosoma cruzi. A subunidade está capacitada para desenvolver as seguintes atividades: a) Triagem in vitro: teste automatizado para avaliação da atividade da ação de Extratos de plantas e fungos e compostos sobre as formas de cultura de tecido amastigota e tripomastigota da cepa Tulahuen de T. cruzi, transfectada com a enzima b-galactosidase; b) Determinação in vitro da concentração inibitória 50% (IC50) do composto sobre o T. cruzi e utilizando o corante vital alamar Blue TM determinação da concentração citotóxica 50% (CC50) do composto sobre células de mamífero L929; c) Ensaio de atividade anti-T. cruzi in vivo, fase aguda, utilizando camundongos infectados com as cepas de T. cruzi Y, de média resistência e, Colombiana, de alta resistência ao Benzonidazol.
Contato: rpt11f@cdts.fiocruz.br
Link: https://homolog.plataformas.fiocruz.br/

 

Plataforma: Produção de Anticorpos Monoclonais
Subunidade: Plataforma de Produ√ß√£o de Anticorpos Monoclonais ‚Äď MG (RPT14A)
Coordenador: Paulo Marcos Zech Coelho
Principais atividades:
Confirmação da sensibilização murina com o material antigênico fornecido por ensaio imunológico (ELISA) utilizando amostras sorológicas. / Fusão in vitro de células esplênicas do animal sensibilizado com células mielínicas / Seleção das culturas positivas para produção humoral por ELISA / Clonagem das células positivas selecionadas e estímulo de crescimento celular / Purificação dos anticorpos monoclonais produzidos / Dosagem da solução final de anticorpos monoclonais obtida / Determinação do subtipo de anticorpo purificado por ELISA / Purificação e fornecimento de anticorpos policlonais a partir dos animais sensibilizados / Fornecimento de hibridomas produtores de anticorpos monoclonais específicos para o material antigênico fornecido / Armazenamento de células mielínicas e/ou hibridomas em nosso centro de armazenamento com temperatura controlada em tanque de nitrogênio líquido, localizado na Sala Fria do IRR.
Contato: rpt14a@cdts.fiocruz.br
Link: http://plataformas.cdts.fiocruz.br/subunidade/exibe_sub/45

 

Plataforma: Microscopia e Microan√°lise de Imagens
Subunidade: Plataforma de Microscopia e Microan√°lise de Imagens ‚Äď MG
Coordenador: Paulo Filemon Paolucci Pimenta
Principais atividades:
A plataforma de Microscopia e Microan√°lise de Imagens est√° localizada no Laborat√≥rio de Entomologia M√©dica do Centro de Pesquisas Ren√© Rachou (IRR/FIOCRUZ) e oferece tr√™s subunidades de microscopia: Confocal a laser, Eletr√īnica Varredura e Transmiss√£o. O Servi√ßo √© de car√°ter multiusu√°rio e atende a demanda de projetos de pesquisas desenvolvidas no IRR e de outras institui√ß√Ķes conveniadas. Tem como principal objetivo gerar imagens de alta qualidade de variados materiais biol√≥gicos e n√£o biol√≥gicos atrav√©s das t√©cnicas de microscopia.
Contato: (31) 3349-7831 / 7736
Link:
http://plataformas.cdts.fiocruz.br/subunidade/exibe_sub/62

 

Plataforma: Seq√ľenciamento de DNA – Solid
Subunidade: Plataforma NGS (RPT01F)
Coordenador: Rubens Lima do Monte Neto
Responsável técnico: Rubens Lima do Monte Neto
Principais atividades:
A plataforma visa atender usu√°rios da Fiocruz e colaboradores externos para a realiza√ß√£o de sequenciamento de nova gera√ß√£o (NGS). A plataforma trabalha com sequenciamento gen√īmico por shotgun, mate-pair o paired-end, sequenciamento direcionado, transcriptoma, microRNAs e an√°lise de metila√ß√£o. A plataforma disponibiliza da tecnologia Illumina de sequenciamento massivo de DNA.
Contato: rubens.monte@fiocruz.br
Link: http://plataformas.cdts.fiocruz.br/subunidade/exibe_sub/47>