4o Ciclo de Debates do Sistema Gestec-NIT

4gNIT

Começou em abril e segue até novembro o 4º Ciclo de Debates do Sistema Gestec-NIT 2013 – Inovação em saúde. Realizadas no auditório da Museu da Vida, as reuniões abordam temas relacionados ao Sistema Fiocruz de Gestão Tecnológica e Inovação (Gestec-NIT). A analista de Iniciação de Projetos Renata Correa participou da palestra do dia 29/4, com o tema “Uso estratégico de patentes em projetos de P&D”. De acordo com a colaboradora, na ocasião foi possível adquirir a dimensão da importância da Fiocruz, que em vários momentos é citada entre as cinco maiores instituições de P&D na área da saúde no mundo.

“A nossa participação em eventos como esse é muito importante, tanto para o nosso crescimento profissional quanto para estreitar as relações com os pesquisadores e coordenadores de projetos da Fiocruz, pois nos faz estar mais próximos do dia a dia deles”, explicou Renata. Ela também explica o objetivo do evento. “Esse ciclo de palestras visa plantar e fazer crescer na Fiocruz a sementinha da ‘Inovação Tecnológica’ de forma orientada e consciente. E nós, que trabalhamos diretamente com tudo o que é produzido por lá, temos que entender minimamente de tudo isso e contribuir”, completou.

Ainda segundo Renata, a equipe de Iniciação de Projetos tem o cuidado de orientar os coordenadores de projetos sobre a importância das cláusulas de propriedade intelectual nos projetos com financiamento fora da Fiocruz e que eles conheçam o trabalho do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da unidade à qual ele está vinculado. “Assim, garantimos que sejam respeitados os seus direitos, os da Fiocruz e os da Fiotec enquanto beneficiários finais dos produtos que serão gerados nesses projetos”.

Outras palestras

Ainda haverá outras palestras de julho a novembro, sendo uma por mês. Serão abordados temas como “pesquisa clínica: questões éticas e estratégicas para o desenvolvimento do país” e “parceria para o desenvolvimento produtivo em saúde: oportunidades e desafios”, dentre outros.