Fiocruz pra Você: vacinação e divulgação científica marcaram o sábado no Parque das Mangabeiras

IMG_6293

Centenas de pessoas participaram do Fiocruz pra Você, realizado no último sábado (17/8), no Parque das Mangabeiras, em Belo Horizonte. O evento promoveu vacinação infantil e adulta e levou uma série de atividades de divulgação científica, possibilitando ao público conhecer um pouco mais sobre trabalho realizado pela instituição, de forma interativa e lúdica.

“Um dos nossos objetivos foi trazer para perto das pessoas o que a gente faz dentro da Fiocruz. E é muito gratificante ver as pessoas interagindo, esclarecendo dúvidas sobre os temas com os quais trabalhamos. Dá pra ver o brilho nos olhos das crianças quando elas usam o microscópio e conseguem visualizar um parasito ou uma larva de mosquito que transmite doenças. Essa troca é nossa grande motivação. Além disso, em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte, trouxemos a vacinação, que é também objetivo central deste evento”, afirmou a pesquisadora Cristiana Brito, coordenadora do Programa de Divulgação Científica da Fiocruz Minas.

Foram oferecidas vacinas contra gripe, Covid-19, febre amarela e também a tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. Ao todo, foram aplicadas 193 doses durante o evento. O estudante João Vítor Coelho da Cruz aproveitou a oportunidade para colocar em dia a caderneta de vacinação. “Tomei a vacina contra a gripe, que era a que faltava pra mim. Eu sempre tomo as vacinas. E, principalmente depois da pandemia de Covid-19, ficou muito claro para todos nós o quanto as vacinas são importantes para o controle das doenças”, comentou.

Estandes com exposições sobre leishmanioses, esquistossomose, doença de Chagas, malária, dengue e febre amarela também atraíram a atenção do público. A aposentada Maria das Graças Pereira da Silva esteve no evento em busca de informações. “Eu ouvi no rádio que a Fiocruz estaria aqui no parque e resolvi vir porque sou do Vale do Jequitinhonha e várias pessoas da minha família têm doença de Chagas. Sei que a Fiocruz é especialista nessa doença e, então, vim para saber o que vocês estão falando”, contou.

Jogos interativos, oficinas de desenhos e pintura com temas relacionados à saúde fizeram a alegria das crianças. O consultor de gestão em projetos Thales Linke esteve no evento com a esposa e dois filhos, de 4 e 6 anos de idade, e contou que se sente seguro em saber que as informações passadas durante as atividades têm embasamento científico. “Sou fã do trabalho da Fiocruz. Por isso, me sinto seguro em trazer minha família, meus filhos, porque sei que as informações passadas são embasadas, têm qualidade. Estou gostando muito”, disse.

Uma equipe da pesquisa Monitoramento Vita também marcou presença no evento, distribuindo panfletos sobre o estudo e cadastrando pessoas com sequelas da Covid-19 com interesse em participar. A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), parceira da Fiocruz em diversas pesquisas, prestigiou o Fiocruz pra Você, com a exposição Sentidos do Nascer, mostra interativa que valoriza o parto normal e incentiva o aleitamento materno.

Piscina de bolinhas, cama elástica, distribuição de algodão-doce também fizeram parte da programação. A festa foi animada por um DJ e contou com a presença do Zé Gotinha, que posou para muitas fotos com os visitantes.