Genomic Day: o dia dedicado à genômica na Fiocruz Minas

Mosaico2

Impressionante. Foi com essa palavra que Bruno Vítor Pimenta, aluno da Escola Estadual Flávio dos Santos, definiu o Genomic Day, realizado na Fiocruz Minas, nessa sexta-feira (4/10). Segundo o estudante, o que o impressionou foi entender como os temas sobre os quais ele só tinha uma “noção” são aplicados no dia-a-dia da pesquisa.

Bruno foi um dos 50 estudantes que, ao longo de toda a manhã, assistiram a palestras que abordaram diversas questões relacionadas à área de genômica. Durante a abertura do evento, a diretora da Fiocruz Minas, Zélia Profeta, e o coordenador do Genomic Day na unidade, Roney Coimbra, deram boas-vindas aos participantes e destacaram a importância de iniciativas que aproximem a ciência do público jovem.

“Na Fiocruz, temos investido muito em atividades que promovam essa interação com a juventude. Nossa esperança é que essas iniciativas estimulem o interesse pela ciência e que mais jovens entrem para essa área, porque nós precisamos muito de vocês”, ressaltou a diretora.

Antes de iniciarem as apresentações, o pesquisador Roney Coimbra lembrou que o Genomic Day é um espaço aberto para questionamentos.

“Este é o ambiente para fazer perguntas. Façam perguntas, ainda que pareçam esquisitas, porque, das perguntas esquisitas, nascem ideias brilhantes”, destacou.

Apresentações- Usando uma linguagem simples e didática, os palestrantes traçaram um rápido panorama sobre cada um dos temas abordados e procuraram mostrar como os conhecimentos em genômica podem contribuir para solucionar problemas da sociedade. Genética molecular, sequenciamento de DNA, bioinformática, genomas de vírus e bactérias, genomas de protozoários e miocrobiota humana na saúde e na doença foram os temas apresentados.

Os visitantes também participaram de uma sessão de pôsteres, em que estudantes e pós-doutorandos do IRR falaram sobre os projetos desenvolvidos por eles na unidade. Para Daniela Rodriguez Torres, aluna da Escola Estadual Lar dos Meninos São Vicente de Paulo, as informações recebidas hoje podem ajudar na escolha da profissão.

“Pra mim, que pretendo cursar Psicologia, foi muito bom ouvir todas essas informações, justamente porque são da área de saúde. E quem ainda não escolheu que profissão seguir talvez defina hoje”, comentou.

Ainda durante o evento, o coordenador do Genomic Day em Minas deixou uma mensagem que vai além da genômica: “A mensagem que gostaria que vocês levassem para casa é que investimento vigoroso e contínuo em pesquisa resulta em benefício para a sociedade”, ressaltou.

Sobre o Genomic Day: Trata-se de uma iniciativa do Laboratório de Biologia Computacional e Sistemas, do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz RJ), visando ampliar as ações de divulgação científica junto a escolas do ensino fundamental e médio. O coordenador nacional é o pesquisador Alberto Martín Rivera Dávila.

Nesta edição, foram 15 eventos simultâneos, realizados em 12 cidades brasileiras. Entre as instituições parceiras estão: Instituto Leônidas & Maria Deane (Fiocruz Amazônia), as Unidades da Fiocruz em Rondônia e Mato Grosso do Sul, o Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS/Fiocruz), e e diferentes Instituições de Ensino Superior públicas, incluindo a Universidade de São Paulo (USP), as universidades federais do Rio de Janeiro (UFRJ), Rural do Rio de Janeiro (UFFRJ), Fluminense (UFF), de Minas Gerais (UFMG), da Grande Dourados (UFGD), de Santa Catarina (USFC), além da Embrapa e do Instituto Federal do Acre (IFAC) e o Instituto René Rachou (Fiocruz Minas).

O Genomic Day da Fiocruz Minas contou com o apoio do INCT Vacinas, Síntese Biotecnologia, Illumina, ThermoFisher e CaltechLab.

 

Veja mais depoimentos dos participantes sobre o Genomic Day:

Miriany Barbosa- aluna da Escola Estadual Flávio dos Santos

“As palestras foram ótimas. Foi uma forma de compreender melhor muito do que a gente vê em sala de aula. Pretendo cursar Enfermagem, e as informações sobre a área de saúde me interessam muito”.

Vanessa Soares- professora da Escola Estadual Flávio dos Santos

“Excelente evento. Seria muito bom se pudesse ser levado para outras escolas públicas. Às vezes, o aluno ouve nossa explicação sobre essas temáticas em sala de aula, mas não consegue ter noção da aplicação. E muito bom saber que essas pesquisas são do Sistema Único de Saúde.”

Patrick Martins- aluno da Escola Estadual Lar dos Meninos São Vicente de Paula

“As apresentações foram ótimas, muito fáceis de entender. Nem cheguei a fazer perguntas porque as palestras já foram esclarecedoras, não ficou dúvida.”

Arthur Lamounier Moura- professor Escola Estadual Lar dos Meninos São Vicente de Paulo

“Como professor de Biologia, sempre procuro levar os alunos a essas atividades. Fui aluno de iniciação científica aqui no IRR, entre 2011 e 2012, inclusive sendo orientado pelo Roney e, por isso, sei da importância de oferecer esse tipo de oportunidade aos alunos. O evento foi ótimo. Estaremos novamente com a Fiocruz, na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia”.