Indústria | Hertape Calier Saúde Animal

 

    Vacina contra a Leishmaniose Visceral

    Em parceria com a Hertape Calier – indústria brasileira responsável por grande parte da produção de vacinas veterinárias no país –, o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Vacinas (INCTV) desenvolveu a primeira vacina veterinária com tecnologia de DNA recombinante no Brasil: a Leish-Tec, destinada à imunização de cães contra a leishmaniose visceral canina, comercializada desde 2008.

    A leishmaniose visceral (LV), causada pela Leishmania chagasi, é uma doença grave, que pode ser fatal se não tratada, e afeta populações humanas e cães, reservatórios do parasita em seu ciclo doméstico. O tratamento de cães, além de ineficaz, não é autorizado pelo Ministério da Saúde, pois cães tratados e mesmo aparentando cura podem continuar transmitindo o parasita para os flebotomíneos, responsáveis pela disseminação da enfermidade.

    O uso da Leish-Tec permite a distinção entre cães vacinados e infectados, por meio de testes sorológicos. Esse aspecto constitui-se em um grande diferencial, pois as autoridades de saúde pública preconizam o sacríficio dos cães que apresentam testes sorológicos positivos, como medida de controle da LV. A Leish-Tec foi submetida a uma extensa avaliação por meio de testes em camundongos, em cães experimentalmente infectados com o parasita, e em testes de campo em áreas endêmicas para LV. Além disso, outros estudos, que incluem testes pré-clínicos em primatas estão sendo realizados, visando ao desenvolvimento de uma vacina contra a LV humana.

    1) Fernandes, A.P. et al. (2008) Protective immunity against challenge with Leishmania (Leishmania) chagasi in beagle vaccinated with recombinant A2 protein. Vaccine 26:5888-5895.