Coleções

Flebotomineos1

Destaque entre as ações de preservação de patrimônio da Fiocruz, as Coleções Biológicas sob a guarda da Fiocruz Minas conservam milhões de amostras. Os acervos incluem uma das mais completas coleções zoológicas da America Latina entre outras.

Preservação de relevância – As coleções representam a biodiversidade genética de vetores de importância médica. Outras preservam a memória epidemiológica de importantes agravos, conservam as variações nos agentes etiológicos ao longo do tempo e as populações genéticas diversas de organismos relacionados a pesquisas em saúde pública. Há ainda aquelas que guardam acervos microbiológicos com potencial para a produção de novos insumos de interesse biotecnológico.

Fiéis Depositárias – A importância das Coleções Biológicas da Fiocruz Minas foi reconhecida pelo Ministério do Meio Ambiente em 2012, quando as coleções de Malacológica Médica, de Flebotomíneos, de Vetores da Doença de Chagas e de Mosquitos Neotropicais receberam o status de “fiéis depositárias” de amostras de componentes do patrimônio da biodiversidade brasileira.

Coleção de Vetores da Doença de Chagas saiba mais >>

Coleção de Flebotomíneos saiba mais >>

Coleção de Malacologia Médica saiba mais >>

Coleção de Mosquitos Neotropicais saiba mais >>