Genomic Day 2019: pesquisadores e estudantes debatem genômica

Na próxima sexta-feira (4/10), pesquisadores da área de genômica e estudantes de ensino médio se encontram em mais um Genomic Day, evento que tem por objetivo apresentar esse importante segmento da biomedicina, mostrando os avanços ocorridos e as diferentes possibilidades que o ramo oferece. A atividade acontece, simultaneamente, em várias cidades onde há unidades da Fiocruz. Em Belo Horizonte, o Genomic Day será no auditório da Fiocruz Minas e contará com a presença de 50 alunos de duas escolas públicas. Também estão convidadas autoridades da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapemig), do poder legislativo estadual e municipal, além de líderes das principais instituições de pesquisa sediadas na capital.

Usando uma linguagem simples e didática, os pesquisadores abordarão o uso da genômica na pesquisa em diversas áreas relacionadas à saúde. Cerca de 20 trabalhos envolvendo ciências ômicas, realizados por 14 grupos de pesquisa da Fiocruz Minas, serão apresentados. A plateia poderá interagir com os palestrantes, fazendo perguntas e esclarecendo dúvidas. A ideia é promover uma aproximação com o público jovem, mostrando aos participantes que a genômica é algo que faz parte do dia-a-dia e que tem gente, bem perto deles, trabalhando nesse ramo da ciência

O Genomic Day é uma iniciativa do Laboratório de Biologia Computacional e Sistemas do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz RJ), que integra o Programa ‘IOC+Escolas’, visando ampliar as ações de divulgação científica junto a escolas do ensino fundamental e médio.  Em Belo Horizonte, as atividades são coordenadas pelo pesquisador Roney Coimbra, do Grupo de Imunopatologia da Fiocruz Minas e coordenador do grupo Neurogenômica do CNPq.