Inquérito de cobertura vacinal

Vacinação infantil

InqueritoO Ministério da Saúde está realizando o inquérito de cobertura vacinal que tem como objetivo conhecer a cobertura vacinal de crianças nascidas em 2017 e que vivem nas áreas urbanas das capitais brasileiras.

Também será possível:

  • Estimar as coberturas vacinais relativas as vacinas BCG, hepatite B, poliomielite, pentavalente, rotavirus humano, febre amarela, meningococo conjugada C, pneumococo conjugado 10 valente, influenza, hepatite A, tríplice viral, varicela e reforço para DPT e Poliomielite;
  • Estudar o acesso aos serviços para obtenção da primeira dose de vacina avaliada por meio da cobertura para a primeira dose de DPT (penta ou tetravalente) no primeiro ano de vida;
  • Comparar as doses aplicadas e os dados de produção dos serviços de atenção básica;
  • Estimar a proporção de crianças que utilizam serviços privados para imunização;
  • Estudar as coberturas vacinais, esquema completo, as condições de vida predominantes nas áreas ou estratos correspondentes, e perfil socioeconômico das famílias.

 

Veja onde o estudo será realizado:

Região Norte: Belém, Palmas, Rio Branco e Macapá.  Região Sudeste: Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Vitória. Região Centro Oeste: Brasília, Cuiabá e Campo Grande. Região Nordeste: Maceió, São Luís, João Pessoa, Pernambuco, Teresina, Natal, Fortaleza e Aracaju. Região Sul: Curitiba e Florianópolis

Observação: Manaus, São Paulo, Bahia, Goiânia e Salvador foram incluídos em outro estudo.

 Onde será realizada a entrevista?

Entrevistadores devidamente identificados e com equipamentos de proteção individual irão as residências das crianças que foram selecionadas para participar da pesquisa.

A entrevista terá tempo estimado de 20 a 30 minutos.

Caderneta de vacinação

O entrevistador irá fotografar a caderneta e/ou comprovantes de vacinação da criança com o objetivo de identificar quais as vacinas que as crianças já receberam ou não.

É fundamental que os pais ou responsáveis recebam os entrevistadores e permitam que a caderneta de vacinação seja fotografada.

Contamos com a participação de todos!

Realização:

AssinaturaSusMSGF

 

 

Execução:

Sciece

 Apoio:

fiocruz_minasLogoCompletoFiocruz

Coordenação em Belo Horizonte:

Taynãna César Simões

taynana.simoes@fiocruz.br

 

Informações:

0800 025 0174

Imagem6

instagram