Conceição Aparecida Nascimento de Almeida

 

Suca

Conceição Aparecida N. de Almeida. Foto: Cláudia Gersen – Fiocruz Minas

 

 

 

Conhecida pelos colegas do IRR como Suça, Conceição Aparecida Nascimento de Almeida, nasceu em Sem Peixe/MG. Formou-se em Técnica de Contabilidade pelo Instituto Municipal de Administração e Ciências Contábeis (IMACO), em Belo Horizonte. No ano de 1979 começou a trabalhar na Tesouraria do Hospital Sarah Kubitschek.

Com a mudança do regime jurídico do hospital, alguns funcionários foram convidados a permanecer, mas Suça optou pelo serviço público, em razão da estabilidade. Ela conta que, à época, a transferência foi um choque, pois não eram repassadas informações precisas para os colaboradores, que se sentiam inseguros diante da mudança repentina.

Em dezembro 1991 a funcionária começou a trabalhar no IRR, sendo alocada na Contabilidade, sob a chefia do Sr. Gusmão. Ali ela realizava trabalhos de orçamento e tesouraria, já que o setor concentrava diversas atribuições. Suça conta que se adaptou bem ao trabalho, pois já conhecia as tarefas e tinha experiência na área. Contudo, ela narra que estranhou um pouco a organização das funções entre os setores da Fiocruz Minas. Por essa razão, em alguns momentos, precisou lidar com a resistência de poucos colegas diante de sua expertise. Mas o incômodo foi inicial, devido ao fato dela ser nova no Instituto. Com o tempo as relações foram se acomodando, e firmou-se a percepção de que os “saritas” (funcionários oriundos do Hospital Sara Kubitschek), estavam no IRR para contribuir com o crescimento da instituição.

Suça narra que a estrutura da Fiocruz Minas mudou bastante ao longo dos anos. Inicialmente, os poucos funcionários da Contabilidade trabalhavam em uma sala exígua, com móveis antigos. Os processos administrativos eram manuais e fragmentados. Com o tempo o espaço foi ampliado e as condições laborais modernizadas. Com a aposentadoria do Sr. Gusmão, Suça assumiu a chefia do então Setor Financeiro. Ao longo da carreira ela também foi chefe do Setor de Compras e do Almoxarifado, onde se aposentou.

A funcionária relembra com orgulho de alguns projetos que desenvolveu no IRR, como na implantação do Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFE), do governo federal. Suça possuía grande conhecimento nas áreas de contabilidade, orçamento e faturamento, e por isso sempre recebeu a confiança da direção da Fiocruz Minas na execução de suas tarefas. Ela conta que teve experiência positiva em todos os setores pelos quais passou.

No ano de 2019, cansada da rotina desgastante de usuária do transporte coletivo, decidiu pela aposentadoria. Foi uma escolha consciente, que permitiu maior dedicação à família e a atividades de lazer. Mas Suça guarda ótimas memórias do seu trabalho no IRR, dos amigos que conquistou e da bagagem de conhecimento que adquiriu e compartilhou com todos.

 

 

Texto: Natascha Ostos

Apoio:

– Direção IRR

– Projeto Fiocruz Minas, patrimônio do Brasil: História, memória, ciência e comunidade

Agradecimentos: Conceição Aparecida Nascimento de Almeida, pela entrevista concedida no dia 14/03/2023.