Fiocruz Minas avalia resposta imune de profissionais de saúde em hospital de BH após imunização

11520imagemchamada

A Fiocruz Minas promoveu, nos dias 8 e 9 de abril, no Hospital da Baleia, a segunda etapa da pesquisa de soroconversão pós-imunização COVID-19. O objetivo é avaliar a resposta imunológica dos profissionais de saúde da instituição após a primeira dose das vacinas, visto que estudos têm mostrado uma queda dos anticorpos ao longo do tempo na infecção natural com o SARS-CoV-2.

Nesta segunda etapa, além de realizar uma segunda coleta do sangue (60 dias após a primeira dose da imunização), os funcionários receberam os resultados dos exames colhidos na 1° etapa da pesquisa, realizada desde fevereiro, identificando se há ou não anticorpos contra o SARS-CoV-2. Um total de 89% dos exames foram reagente (mostraram ter anticorpos) e 11% não reagentes. A soroconversão é analisada após as duas doses da vacina, e a manutenção dos títulos de IgG anti SARS-CoV-2 após a vacinação.

No total, mais de 550 profisisonais participaram voluntariamente dos testes.

Exames de anticorpos

De acordo com a Fiocruz, os exames de anticorpos envolvem a análise de uma amostra (geralmente sangue, soro ou plasma) para mostrar a presença ou quantidade de um anticorpo, produzido pelo sistema imunológico. Anticorpos são proteínas (imunoglobulinas) que protegem as pessoas contra invasores microscópicos como vírus, bactérias, substâncias químicas e toxinas. Este estudo possibilita não apenas dimensionar a intensidade e duração das respostas dos anticorpos, mas também investiga a capacidade de neutralização do vírus.

Fonte: site Hospital da Baleia