Fiocruz Minas promove seminário para contribuir no acolhimento e diagnóstico de mulheres em situação de violência

seminario

O “Dicionário Feminino da Infâmia – acolhimento e diagnóstico de mulheres em situação de violência”, publicação lançada pela Editora Fiocruz, será o tema central do seminário pedagógico promovido pela Fiocruz Minas nos dias 12 e 13 de novembro em Belo Horizonte. Durante o evento, também estarão em discussão o panorama das lutas por direitos humanos para mulheres, as causas externas de mortalidade da população feminina, as várias modalidades de violência praticada contra a mulher, entre outras questões. As discussões propostas serão conduzidas por várias das autoras de verbetes da obra – pesquisadoras reconhecidas por seu trabalho nas áreas que representam.

O seminário acontece na Academia Mineira de Letras (Rua da Bahia, 1466, Bairro Lourdes- BH-MG), das 8h30 às 17h. Veja a Programação Dicionário Feminino da Infâmia. As inscrições podem ser feitas até a próxima quarta-feira (11/11), clicando na Ficha_DicionarioFemininoDaInfamia e enviar para elizabethf@cpqrr.fiocruz.br.

Organizado pelas pesquisadoras Elizabeth Fleury e Stela Meneghel, o Dicionário Feminino da Infâmia – acolhimento e diagnóstico de mulheres em situação de violência traz um rico panorama dos conceitos recorrentes na pauta feminista e das mulheres e, apresentando ainda temas e significados em sua dimensão histórica, política e social. O dicionário nasceu com o objetivo de permitir tanto ao público leigo como às equipes multiprofissionais de saúde, assistência social, segurança e justiça que atendem mulheres em situação de violência o acesso a informações fundamentais para o acolhimento e cuidado com as mulheres.