Grupo de pesquisa em Helmintologia e Malacologia Médica recebe Certificação de Excelência

certificado

Milagre é uma palavra raramente ouvida no meio científico, mas foi um deles que trouxe ao grupo de pesquisa em Helmintologia e Malacologia Médica a ideia de conseguir seu primeiro certificado de excelência. Ao conhecer o laboratório do grupo na década passada, a servidora Ivanete Milagres, do setor de Qualidade e Biossegurança, percebeu que ele tinha potencial para conseguir a certificação de competência técnica da Rede Metrológica de Minas Gerais (RMMG). Graças à dedicação de toda a equipe, coordenada por Omar Carvalho, o laboratório conquistou o primeiro certificado no ano 2011 e o segundo recentemente, no final de 2013. A certificação compreende dois métodos de identificação e exame dos moluscos hospedeiros do Schistosoma mansoni no Brasil.

Para conseguir a certificação foi necessário “mudar a postura geral, o modo de trabalho, o cuidado com os livros de registros, uso de materiais e equipamentos”, explica Carvalho. Toda a equipe do grupo já empreendia, desde 2002, esforços para implementar e manter a qualidade dos trabalhos, no laboratório, o mais alto possível. Essa escolha deu muitos frutos, da melhora geral dos resultados do laboratório ao reconhecimento dos técnicos da RMMG que realizaram a auditoria para conferir o certificado. Segundo a vice líder do grupo de pesquisa, Roberta Caldeira, os técnicos sugeriram que o laboratório está pronto para buscar a certificação do INMETRO, com validade nacional e internacional.

A certificação traz grande credibilidade para o grupo, que passa a ser priorizado, por exemplo, quando o governo precisa de consultoria de qualidade sobre moluscos ou de pesquisadores capacitados para treinar agentes de saúde. O laboratório, que é Referência Nacional em Esquistossomose da SVS/MS, é o único no Centro de Pesquisa René Rachou que possui um certificado do tipo.