Pesquisador do IRR recebe título de doutor honoris causa da Universidade de Newcastle

LeoHeller_FotoNova

O pesquisador Léo Heller, líder do Grupo de Políticas Públicas e Direitos Humanos em Saúde e Saneamento da Fiocruz Minas, recebeu, na manhã desta terça-feira (16/7), o título de doutor honoris causa da Universidade de Newcastle, na Inglaterra. A condecoração é concedida a personalidades que deram contribuição significativa à sociedade e cuja trajetória profissional esteja em sintonia com os valores que regem a Universidade. No caso de Heller, que também é relator especial da ONU para os direitos humanos à água e ao esgotamento sanitário, levou-se em consideração a relação de seu trabalho com os valores de justiça social e dos direitos humanos.

A cerimônia de titulação foi realizada durante a graduação da turma de geografia, curso pertencente à Escola de Geografia, Sociologia e Ciência Política da Newcastle. A condecoração foi aprovada pelo Senate, um órgão da Universidade de Newcastle similar ao Conselho Deliberativo da Fiocruz ou ainda aos Conselhos Universitários das universidades brasileiras.

Léo Heller atua na Fiocruz Minas desde 2014, mesmo ano em que recebeu a indicação para ser relator especial da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre água e saneamento. Durante 24 anos, foi professor do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde atualmente é professor voluntário. Formado em engenharia civil, Heller tem mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos e doutorado em Epidemiologia, todos pela UFMG. Entre 2005 e 2006, realizou pós-doutorado na University of Oxford. Na Fiocruz Minas, vem desenvolvendo diversos estudos sobre acesso à água e ao esgotamento sanitário, sempre dentro da perspectiva dos direitos humanos.