Pesquisadores e estudantes do ensino médio discutem genômica

_DSC6286

Um dia com muitas informações, descobertas e troca de experiências. Assim foi o Genomic Day, evento que teve por objetivo apresentar a área de genômica a estudantes de ensino médio, mostrando a eles as diferentes possibilidades que o ramo oferece.  A atividade, realizada nesta segunda-feira (18/9), na Fiocruz Minas, contou a participação de pesquisadores da unidade e também da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que, durante todo o dia, ministraram palestras e compartilharam suas vivências na pesquisa.  Cerca de 40 alunos de cinco escolas, entre públicas e privadas, participaram do encontro.

O Genomic Day é uma iniciativa do Laboratório de Biologia Computacional e Sistemas do Instituto Oswaldo Cruz , unidade da Fiocruz localizada no Rio de Janeiro, e integra o  Programa ‘IOC+Escolas’. Em Belo Horizonte, as atividades tiveram a coordenação do pesquisador Roney Coimbra, do Grupo de Imunopatologia. A ideia é promover uma aproximação com o público jovem, exatamente nesta fase importante da vida, que é o momento da escolha da profissão.

“ É, sem dúvida, uma oportunidade única que eu gostaria de ter tido na época em que escolhi minha profissão. Fico muito satisfeito de ter uma atividade como essa aqui na nossa instituição”, ressaltou o vice-diretor de pesquisas da unidade, Carlos Eduardo Calzavara, durante a abertura do evento.

Ao todo, 12 palestras foram ministradas. A pesquisadora Adlane Vilas-Boas, da UFMG, abriu as atividades, com uma Introdução à biologia molecular – do DNA às proteínas e além. Em seguida, pesquisadores da Fiocruz Minas abordaram outros temas: Laila Alves Nahum falou sobre a Filogenética e evolução; Flávio Araújo e Anna Salim traçaram um panorama sobre Métodos em genômica, assunto que foi aprofundado com a palestra seguinte, Montagem e anotação de genomas, ministrada por Juliana Assis e Maria Julia Rodrigues Silva. Também foram abordados: Genômica comparativa de Plasmodium, por Cristiana Brito, Microbiota: na saúde e na doença, por Gabriel Fernandes; Transcriptoma e comportamento de vetores, por Marcelo Lorenzo; Modelagem molecular e função de proteínas, por Douglas Pires; Métodos em proteômica, por Rosiane Silva;  Genômica funcional de populações do Trypanosoma cruzi e Leishmania spp. resistentes a drogas, por Silvane Murta; Neurogeômica, por Roney Coimbra; e Pesquisa translacional em genômica – da bancada do laboratório à prateleira da farmácia, por Ricardo Gazzinelli.

Os estudantes também fizeram uma visita técnica a um dos laboratórios multiusuários da Fiocruz e à plataforma tecnológica de sequenciamento genômico, possiblitando aos visitantes ver, na prática, algumas das aplicações da genômica.

Encerramento- Idealizador do Genomic Day, o pesquisador do IOC Alberto Dávila já pensa nas próximas edições. Ele falou sobre a intenção de promover a atividade, simultaneamente, em todos os Estados onde a Fiocruz está presente.

“É muito gratificante ver essa ideia rendendo frutos. Já fizemos o Genomic Day em vários Estados e nossa intenção agora é realizar o evento em um dia único no Rio e nas demais regionais da Fiocruz. Devo destacar a atuação de Minas, que fez o segundo maior evento, atrás apenas do Rio de Janeiro”, afirmou.

O pesquisador Roney Coimbra, coordenador do evento em Belo Horizonte, destacou a alegria de receber os estudantes e reforçou a importância das parcerias.

A diretora da Fiocruz Minas, Zélia Profeta, se despediu dos estudantes, ressaltando a importância da aproximação com o público jovem e destacando outras iniciativas com esse propósito, como o Programa de Vocação Científica, e a Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente.

“Entendemos que são vocês, jovens, que darão continuidade ao nosso trabalho e, dessa forma, é muito importante tê-los aqui na instituição, conhecendo nossas atividades”, declarou.

Com a palavra, os estudantes: veja alguns depoimentos de participantes

Klisman Matheus Weissmann

“Estou fascinado com tudo o que aprendi hoje. Descobri este ano que quero fazer biologia e seguir na pesquisa. As palestras confirmaram essa decisão e atualizaram meus conhecimentos. Obrigado.”

Anna Luiza Vieira Bells

“O evento me fez ver que genômica vai muito além da teoria evolução, do darwinismo… E também é muito legal poder ouvir as experiências dos pesquisadores, entendendo como funciona na prática tudo aquilo que a gente aprende na escola.”

Carmela Dias

“Gostei das palestras, mas gostaria de sugerir que o evento fosse dividido em dois dias, pois são muitos temas. Acho que ficaria mais leve em dois dias.”

Alice Gomes Maia Cruz

“Adorei conhecer o laboratório e ver materiais e máquinas que nunca veríamos na sala de aula. Toda a informação recebida aqui hoje vai ajudar muito para o nosso aprendizado e para nossas escolhas. E também queria comentar sobre as refeições servidas: muito legal ser uma comida saudável. Obrigada.”