Série “Mulheres na Fiocruz” destaca protagonismo feminino em emergências sanitárias

cartazpolyana

O papel de mulheres cientistas da Fundação Oswaldo Cruz em emergências sanitárias como a pandemia de Covid-19 será o tema da terceira temporada da série de vídeos Mulheres na Fiocruz: Trajetórias. Coordenados pelo pesquisador Luiz Otávio Ferreira (COC/Fiocruz), os novos documentários têm o objetivo de apresentar o protagonismo feminismo na atuação da Fiocruz em diferentes emergências sanitárias, como HIV/Aids, dengue, zika, chikungunya e meningite.

Com pesquisa, roteiro e produção de Nara Azevedo (COC/Fiocruz), Daiane Rossi (COC/Fiocruz) e Polyana Valente (Fiocruz Minas) e direção e edição de Cristiana Grumbach, as novas produções serão lançadas em 25 de agosto, às 14h30, em evento no Centro de Documentação e História da Ciência (CDHS), em Manguinhos, Rio de Janeiro, com a participação das produtoras e pesquisadoras entrevistadas para o projeto e transmissão pelo canal da Casa de Oswaldo Cruz no YouTube.

Em sua nova edição, o projeto tentou diversificar o perfil das mulheres retratadas, de forma a representar outras áreas de pesquisa, para além das ciências biomédicas. A meta é espelhar também as diferentes formas de intervenção das cientistas nas emergências sanitárias no país, tanto em seus laboratórios quanto em sua relação com a sociedade.

Vinculada ao projeto ‘Memória Institucional – Mulheres na Fiocruz’, coordenado pelo pesquisador da COC/Fiocruz Luiz Otávio Ferreira, a iniciativa lançou em 2020 seus primeiros vídeos. As entrevistas de história oral realizadas para a produção dos vídeos estão sob a aguarda do Departamento de Arquivo e Documentação da COC e poderão ser consultadas na íntegra.

Todos os vídeos serão disponibilizados no canal da Casa de Oswaldo Cruz no YouTube.

Veja mais informações no site da COC.