Iniciação Científica

raic

O Programa de Iniciação Científica (IC) visa também proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como o estimulo para o desenvolvimento do pensamento cientifico e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa.

O Programa de IC conta com bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PIBIC e PIBIT/ CNPq) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG).

O Objetivo do banco de currículos é o de promover um intercâmbio entre os candidatos ao programa de iniciação científica e os orientadores do CPqRR. Os candidatos deverão ser selecionados e contactados diretamente pelo orientador interessado (perfil/curriculum mais adequado ao projeto/linha de pesquisa em questão). O cadastramento no Banco de Currículos terá a validade de um ano e não implica em aceitação automática ou compromisso institucional com o candidato para entrevista e/ou estágio. Os candidatos identificados pelos orientadores serão convidados a participar do processo seletivo competitivo e sua admissão como bolsista está condicionada a aprovação da bolsa de iniciação cientifica.

Principais Requisitos e compromissos do Candidato

  • Estar regularmente matriculado em curso de graduação de instituição de ensino superior pública ou privada reconhecida pelo Ministério da Educação;
  • Ter um rendimento médio nas disciplinas cursadas maior ou igual a 70%;
  • Não ter reprovação em disciplinas afins com as atividades do projeto de pesquisa;
  • Não acumular bolsa nem ter vínculo empregatício de qualquer natureza;
  • Desenvolver as atividades do plano de trabalho proposto em regime de dedicação de 20 (vinte) horas semanais.
PREENCHA O FORMULÁRIO