Fórum, com participação do IRR, discutirá como a ciência poderá contribuir para o desenvolvimento econômico e social do estado

Geral

Representantes de universidades e instituições de pesquisa sediadas em Minas participaram, nessa segunda-feira (30/9), do lançamento do Fórum Técnico de Ciência, Pesquisa, Tecnologia e Inovação, que tem por objetivo discutir a elaboração do Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, como propulsor do desenvolvimento econômico e social do estado. Promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o evento foi coordenado pela deputada Beatriz Cerqueira (PT), presidenta da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia.

“Nesses momentos de obscurantismo e barbárie, precisamos responder de forma propositiva. Então, a intenção deste fórum, e do plano, é possibilitar que esses temas sejam tratados como políticas de Estado, e não mais dependam do humor dos governos”, afirmou a deputada durante o lançamento.

Presente no evento, o presidente da ALMG, deputado Agostinho Patrus (PV), lembrou que os cortes orçamentários sofridos pelas áreas de ciência e educação têm provocado a fuga de muitos talentos para outros estados e também para fora do país. Por isso, a importância de discutir o tema, especialmente neste momento em que questões tão sérias passam a ser tratadas como acessórios.

“Quando um tema tão importante -quanto a pesquisa, a ciência e a tecnologia- começa a ser visto como algo acessório, isso merece que a Assembleia Legislativa, através de seus representantes, dos representantes da população mineira, traga esse tema para a Casa, porque sabemos de sua relevância”, ressaltou.

Desde o início de 2019, os temas da pesquisa e da inovação ganharam uma atenção especial do parlamento mineiro, em decorrência da crise econômica e dos constantes ataques que vêm comprometendo o funcionamento dessas áreas. A instauração do fórum que vai discutir o Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação é, dessa forma, um desdobramento das reuniões e audiências públicas realizadas.

Estiveram na mesa de abertura do lançamento a reitora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Sandra Goulart Almeida; o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Evaldo Vilela; a presidenta do Sindicato dos Professores de Universidades Federais de Belo Horizonte, Montes Claros e Ouro Branco (Apubh), Maria Stela Goulart; o secretário regional da SBPC, Luciano Mendes de Faria; e representando o poder executivo estadual na solenidade, o subsecretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Victor Lobato.

Reunião de trabalho- Após a cerimônia de lançamento do Fórum, os participantes fizeram uma reunião em que foram feitos alguns alinhamentos sobre os próximos passos. A Fiocruz Minas esteve representada pela diretora, Zélia Profeta, que participará do GT para a construção do Plano.

Ficou definido que haverá reuniões quinzenais, em Belo Horizonte, e ainda encontros em outras cidades das diversas regiões do estado, para discutir propostas. Os participantes, organizados em grupos de trabalho, debaterão o tema, formularão e aprovarão propostas, que, posteriormente, serão discutidas e votadas na etapa estadual, já na fase de finalização do processo.

Beatriz Cerqueira salientou que o Fórum Técnico e o Plano Estadual serão uma construção coletiva. A expectativa é que as atividades do fórum sejam finalizadas em maio de 2020.

Foto: Willian Dias/ ALMG