Prêmio Fundação Péter Murányi: trabalho liderado por pesquisador do IRR é um dos contemplados

premio

Um trabalho intitulado Soberania tecnológica no desenvolvimento de vacinas humanas no Brasil, sob coordenação do pesquisador Ricardo Gazzineli, foi um dos vencedores do Prêmio Péter Murányi 2023, classificando-se em terceiro lugar. A premiação tem como objetivo reconhecer pesquisadores cujos projetos tragam melhoria à qualidade de vida da população. As propostas são avaliadas com base em três critérios: a inovação; a aplicabilidade prática, e melhoria da qualidade de vida. Para esta edição, o tema escolhido foi saúde.

Também foram premiados o trabalho Desenvolvimento de uma vacina Tetravalente para Dengue, indicado pela Fundação Butantã, sob a liderança da pesquisadora Neuza Gallina, que ficou em primeiro lugar; e o trabalho Vigilância digital como ferramenta inovadora para o enfrentamento da atual e futura pandemias: da avaliação de eficácia vacinal à previsão de novas emergências, liderado pelo pesquisador Manoel Barra Netto, também da Fiocruz, que se classificou em segundo lugar.

A avaliação que definiu os premiados foi realizada no dia 2 de março, por um júri composto por 52 personalidades da área acadêmica, científica e entidades parceiras. Segundo os organizadores, a decisão foi apertada, com a excelente qualidade dos trabalhos apresentados.