Semana Nacional de Ciência e Tecnologia: Fiocruz Minas e parceiros promovem evento em BH

cartaz SNCT

Entre os dias 17 e 21 de outubro, acontece em todo o país uma série de atividades voltadas para a popularização da ciência.  É a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), evento criado em 2004, com o objetivo de aproximar o universo científico da população brasileira, especialmente crianças e jovens estudantes. Em Belo Horizonte, após dois anos de atividades online, a SNCT contará com uma programação totalmente presencial, organizada pela Fiocruz Minas, em parceria com diferentes instituições. O evento será nos dias 19 e 20 de outubro, das 8h às 17h, no Centro de Referência da Juventude (Rua Guaicurus, 50, Praça da Estação, Belo Horizonte/MG).

“É, sem dúvida, motivo de alegria e satisfação poder voltar a promover este evento presencialmente, depois de dois anos de atividades remotas. A pandemia de Covid-19 mostrou para todos nós que não há solução para as questões de saúde sem a ciência e, por isso, a expectativa é de que esta edição da SNCT seja ainda mais significativa e especial. Já temos confirmada a presença de várias escolas da rede pública e esperamos receber centenas de estudantes nesses dois dias de evento”, afirma a pesquisadora da Fiocruz Minas Cristiana Brito, secretária regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência em Minas Gerais (SBPC-MG).

Em sua 19ª edição, a SNCT terá como tema o Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil. Entre as atividades, está prevista uma exposição que apresentará os marcos científicos ao longo dos 200 anos após a independência, relacionados às temáticas estudadas na Fiocruz Minas, como malária, doença de Chagas, leishmanioses, arboviroses, entre outros. Haverá ainda mostras científicas sobre campanhas de vacinação, astronomia, Olimpíada Nacional de Saúde e Meio Ambiente, além do Projeto Wolbachia, que é voltado para o controle das arboviroses. A programação contará também com oficinas, experimentos de biologia, química e física e muitos jogos.

Além da Fiocruz Minas, atuam na organização do evento o Coletivo Ciência, Tecnologia e Sociedade em Movimento (CTSmov), Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência (SBPC-MG), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Museu Ponto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), PUC Minas, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ).

A SNCT é coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e, em todo o país, conta com a participação das secretarias estaduais, municipais, universidades, institutos federais, institutos de pesquisa e demais órgãos da sociedade civil diretamente ligados ao desenvolvimento das sociedades por meio da Ciência e Tecnologia.